Caxias

Memorial da Balaiada reconta momentos históricos de Caxias


Publicado às 10/01/2017 11:43:48         729





O Memorial fundado em 2004 ajuda a contar com detalhes como se deu a revolta da Balaiada. Aberto diariamente a partir das 9h até às 19h, o Memorial guarda verdadeiras relíquias que revelam um pouco mais sobre o conflito e sobre a cidade de Caxias daquela época.

 

Visitar o Memorial da Balaiada pode ser uma boa alternativa para quem procura um programa diferenciado nas Férias. Dá pra saber também sobre o dia a dia da cidade no passado e sobre caxienses ilustres que marcaram época.

 

No espaço central do Memorial, uma maquete mostra como era a cidade em meados de 1838, no início da Balaiada. Armas antigas e outros artefatos de guerra também estão guardados aqui.

 

Também é possível encontrar instrumentos utilizados para aprisionar e torturar os escravos. Uma mesa repleta de utensílios como pratos e talheres de luxo indica  o modo de vida  da nobreza,  como eram chamados os ricos da época.

 

Um pequeno oratório, retrata a religiosidade das famílias nobres da cidade do século XIX.

 

O Memorial recebe ao longo do ano a visita de estudantes de escolas públicas, particulares e faculdades, além de muitos turistas. Em todo o ano de 2016,  foram 13.098 visitas.

 

Visitas podem ser agendadas no telefone 3521-0053.

 



Fonte: tv sinal verde

Veja outras notícias em sinalverdecaxias.com. Curta nossa página no Facebook. Envie informações à Redação do Portal por WhatsApp pelo telefone (99) 98813-0035.

COMENTÁRIO





ENQUETE

Você é favor pela adesão à greve geral contra reformas prevista para esta sexta-feira, dia 28?